Higiene Oral
O que é a Higiene Oral?
Cuidados pessoais para a higiene oral
A frequente e cuidadosa escovagem dos dentes com o uso de fio dental e pasta de dentes ajuda a prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, os quais podem ocasionar cárie. Se esta se desenvolver, o tratamento pode ser complicado. Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adoptados devem ser diários, incluindo a escovagem e o uso do fio dental. Com esta atitude impede-se que os problemas surjam, além de ser o método menos doloroso, dispendioso e preocupante de tratar da sua boca.
Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições. Consulte um dentista se precisar de orientação sobre as técnicas apropriadas de escovagem e uso do fio dental.
Como tratar?
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene oral. Isso significa que, com uma higiene oral adequada:
– Os seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
– A gengiva não sangra nem dói durante a escovgem e o uso do fio dental;
– O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu Estomatologista ou Médico-dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver com um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
O seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene oral e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovagem e o uso do fio dental.
Consulte mais informação sobre Higiene Oral:
> Higiene Oral e o Coração
> Conselhos para melhorar a Higiene Oral