O que são Próteses Dentárias Fixas e Removíveis?
As próteses dentárias podem ser Próteses Dentárias Fixas e Removíveis.
Prótese Dentária Fixa
(Coroas e Pontes)
A Prótese Dentária Fixa é constituída por coroas e pontes, de um ou mais dentes, que podem ser metalo-cerâmicas ou zirconio-cerâmicas, sempre suportadas por dentes naturais ou implantes.
As coroas dentárias são capas que se destinam a reconstruir na perfeição a coroa natural do dente destruído.
Podem ser metálicas, metalo-cerâmicas ou inteiramente cerâmicas e ainda em Zircónio.
Prótese Dentária Removível
As próteses removíveis podem ser parciais ou totais.
As próteses removíveis parciais são totalmente em acrílico (Próteses Acrílicas) ou têm parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes (Próteses esqueléticas).
As próteses dentárias esqueléticas cobrem uma porção menor da boca, devido à robustez da sua parte metálica. Usam ganchos nos dentes para se manter no lugar, podendo resultar num problema estético, se o gancho ficar muito visível.
As próteses removíveis parciais em acrílico são as mais baratas e deveriam ter apenas um carácter temporário (provisório). No entanto são as mais usadas por razões sócio económicas.
A prótese removível parcial é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoiam-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes.
Devem ser trocadas de 5 em 5 anos, devido á desadaptação das estruturas bocais e desgaste e degradação dos materiais da prótese.