O que é a Gengivite?
Na maior parte dos casos, os problemas nas gengivas são indolores e quem os tem nem sequer se apercebe, deixando que problemas de fácil resolução evoluam para situações mais graves e difíceis de tratar.
A detecção precoce e o tratamento de doenças periodontais são de extrema importância, sendo necessária a ajuda de um especialista que, mediante um exame médico e radiológico completo, poderá fazer um diagnóstico correcto.
O sangramento espontâneo da gengiva é o primeiro sinal a ter em conta para a eventual existência de complicações.
Outros sinais e sintomas estão relacionados com o inchaço, vermelhidão ou até inflamação das gengivas.Quando o problema está num estado avançado, são evidentes outros sinais, nomeadamente, retracção das gengivas, presença de pus, mau hálito e mau sabor na boca, separação dos dentes, aumento da sensibilidade dentária, bem como sensação de ardor e dor nas gengivas.
Gengiva:
A gengiva é o tecido que rodeia os dentes e que cobre o osso que os mantém na posição correcta. Se a gengiva não tiver problemas, os dentes estão firmes e seguros, a sua função de mastigação está salvaguardada e o organismo está, simultaneamente, protegido de infecções e agressões exteriores. Uma gengiva saudável tem um tom rosa claro, nunca sangra e adapta-se aos dentes.