Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Os Aparelhos Ortodônticos podem ser: removíveis, funcionais e fixos.
> Os Aparelhos Ortodônticos Removíveis utilizam-se em dentição mista, dentes de leite e definitivos em simultâneo na arcada, em tratamentos interceptivos ou no fim de tratamentos com Aparelhos Ortodônticos fixos para contenção do resultado alcançado. Necessitam da colaboração do paciente no sentido da sua utilização o maior número de horas possivel por dia.
> Do mesmo modo os Aparelhos Ortodônticos Funcionais, que, como o nome indica, se destinam a corrigir uma função alterada, como por exemplo a respiração com boca aberta ou a deglutição infantil com interposição da língua entre as duas arcadas, são removíveis e necessitam de grande colaboração do paciente.
> Os Aparelhos Ortodônticos Fixos, como o nome indica, permanecem sempre colocados e exigem grande colaboração no sentido de respeitar as restrições alimentares necessárias e os cuidados de higiene redobrados para prevenir o aparecimento de desmineralizações do esmalte ou cáries secundárias. São aplicados em dentição definitiva e são os únicos que permitem deslocar o dente nas tres dimensões do espaço.
Consulte mais informação sobre o nosso Tratamento de Ortodontia:
> Ortodontia, o que é?
> Ortodontia Invisível
Existem diversas filosofias de tratamento com as respectivas técnicas sendo a mais recente a que utiliza aparelhos auto-ligados. A grande vantagem reside no facto de ser possível alcançar melhores resultados com menos incómodo para o paciente e efectuar a maioria dos tratamentos sem ser necessário fazer extracções para conseguir espaço disponível para “arrumar” os outros dentes.